Durante os
meses de agosto e setembro deste ano, as bolsistas do PIBID – UCS/CARVI, do
curso de Letras, Patrícia Carneiro e Camila Ferreto, têm trabalhado com o tema
“felicidade”, em um plano de unidade direcionado a estudantes do 1º ano do
Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, em Bento Gonçalves.
Com o
objetivo de elaborar um artigo de opinião como trabalho final do projeto, o
tema tem sido discutido e refletido. Inicialmente, os alunos receberam cópia de um artigo publicado na Revista Veja, intitulado “O Enem francês pergunta: vale tudo para
ser feliz?”, do autor Mario Sabino. Nele, o autor aborda a
questão mencionada no título, que teve de ser respondida pelos alunos franceses
em uma edição do exame nacional de conclusão do ensino médio. A partir disso,
Sabino reflete e cita algumas ideias do filósofo
Schopenhauer. Dentre elas, “estar ciente de que só a dor é verdadeira”, “evitar
a inveja” e “ser fiel a si próprio”.
Como
pré-leitura, os alunos foram deparados com a pergunta “Vale tudo para ser
feliz?” e desafiados a respondê-la, a fim de realizar, em seguida, comparações
entre suas próprias opiniões e as ideias do texto. Após a leitura, foram
esclarecidas algumas dúvidas de vocabulário que surgiram e realizadas questões orais de compreensão e interpretação. As ideias principais do filósofo
Schopenhauer foram retomadas e os alunos manifestaram suas opiniões sobre elas.
O segundo
plano de aula se voltou à análise de outros conceitos de felicidade abordados
pelos filósofos Epicuro, Voltaire, John Stuart Mill e Jean-Paul Sartre. Mais
uma vez, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer pensamentos distintos de
outros estudiosos, fazendo reflexões, manifestando opiniões e enriquecendo o
repertório de ideias e de possibilidades de intertextualidade para o trabalho
final. Além disso, estabeleceram relações e comparações entre os
pensamentos filosóficos com os quais tiveram contato.
Na
terceira aula, após uma breve retomada das ideias principais do texto em análise, foi solicitado que os alunos fizessem uma
produção do gênero “Carta do leitor”, expondo suas opiniões,
concordando ou não com o autor, elogiando-o ou criticando-o. Para isso,
deveriam utilizar argumentos consistentes a fim sustentar suas opiniões. Após a
atividade, os alunos leram suas cartas em voz alta.
As
próximas aulas estão destinadas à introdução das características do gênero
“Artigo de opinião”. Os alunos receberão um material de orientação, que será
discutido em aula. Após o assunto ter sido satisfatoriamente esclarecido, os
alunos receberão a tarefa de produzir seus artigos. Em breve, postaremos nossos
resultados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário