terça-feira, 6 de setembro de 2016

“Felicidade” como tema de unidade de ensino


Durante os meses de agosto e setembro deste ano, as bolsistas do PIBID – UCS/CARVI, do curso de Letras, Patrícia Carneiro e Camila Ferreto, têm trabalhado com o tema “felicidade”, em um plano de unidade direcionado a estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, em Bento Gonçalves.
Com o objetivo de elaborar um artigo de opinião como trabalho final do projeto, o tema tem sido discutido e refletido. Inicialmente, os alunos receberam cópia de um artigo publicado na Revista Veja, intitulado “O Enem francês pergunta: vale tudo para ser feliz?”, do autor Mario Sabino. Nele, o autor aborda a questão mencionada no título, que teve de ser respondida pelos alunos franceses em uma edição do exame nacional de conclusão do ensino médio. A partir disso, Sabino reflete e cita algumas ideias do filósofo Schopenhauer. Dentre elas, “estar ciente de que só a dor é verdadeira”, “evitar a inveja” e “ser fiel a si próprio”.
Como pré-leitura, os alunos foram deparados com a pergunta “Vale tudo para ser feliz?” e desafiados a respondê-la, a fim de realizar, em seguida, comparações entre suas próprias opiniões e as ideias do texto. Após a leitura, foram esclarecidas algumas dúvidas de vocabulário que surgiram e realizadas questões orais de compreensão e interpretação. As ideias principais do filósofo Schopenhauer foram retomadas e os alunos manifestaram suas opiniões sobre elas.
O segundo plano de aula se voltou à análise de outros conceitos de felicidade abordados pelos filósofos Epicuro, Voltaire, John Stuart Mill e Jean-Paul Sartre. Mais uma vez, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer pensamentos distintos de outros estudiosos, fazendo reflexões, manifestando opiniões e enriquecendo o repertório de ideias e de possibilidades de intertextualidade para o trabalho final. Além disso,  estabeleceram relações e comparações entre os pensamentos filosóficos com os quais tiveram contato.
Na terceira aula, após uma breve retomada das ideias principais do texto em análise, foi solicitado que os alunos fizessem uma produção do gênero “Carta do leitor”, expondo suas opiniões, concordando ou não com o autor, elogiando-o ou criticando-o. Para isso, deveriam utilizar argumentos consistentes a fim sustentar suas opiniões. Após a atividade, os alunos leram suas cartas em voz alta.



As próximas aulas estão destinadas à introdução das características do gênero “Artigo de opinião”. Os alunos receberão um material de orientação, que será discutido em aula. Após o assunto ter sido satisfatoriamente esclarecido, os alunos receberão a tarefa de produzir seus artigos. Em breve, postaremos nossos resultados!

Nenhum comentário: