A reescrita é um processo que tem sido aplicado nos nossos projetos que envolvem a produção textual. Nós, bolsistas, após examinarmos os textos produzidos pelos alunos, procuramos fornecer um feedback completo, e não apenas apontar as falhas. Sempre que possível, conversamos individualmente com eles, indicando o que está bom e o que pode ser melhorado.
Esse momento de orientação para a reescrita se mostrou bastante proveitoso, pois os estudantes têm a oportunidade de verificar e corrigir os deslizes ortográficos e gramaticais, sendo grande a probabilidade de não cometê-los novamente no futuro. Além disso, os alunos podem refletir sobre o que escreveram e analisar se o texto está claro, se as informações colocadas são pertinentes e condizem com os objetivos da comunicação, se as escolhas lexicais são adequadas, se o nível de linguagem é conveniente aos propósitos da produção, se a organização textual está satisfatória, entre outros aspectos.
Em síntese, é pela reescrita que obtemos a qualificação do texto, o que não aconteceria se apenas recebêssemos o feedback, sem aplicarmos as sugestões de melhoria para o nosso trabalho. A seguir, seguem alguns tópicos que resumem os benefícios da prática de reescrita percebidos na execução dos nossos projetos:
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