Na aula do dia 12 de abril, trabalhamos com a crônica "Em código", de Fernando Sabino, que fala sobre um jornalista que recebe um recado por telefone com a lista de vários lemas de caminhões. Ele fica sem saber do que se trata e chega a cogitar que havia recebido uma mensagem em código, até que, um tempo depois, lembra-se de que havia encomendado algumas dessas frases de caminhões para a produção de uma crônica.
Antes de entregar o texto aos alunos, apresentamos para eles algumas frases encontradas na internet, sem dizer que elas eram lemas de caminhões. Propositalmente, os estudantes ficaram sem entender a exposição daquelas frases e só a compreenderam quanto leram a crônica e se identificaram com a situação do jornalista.
Depois da leitura e de algumas questões orais de compreensão e de interpretação, entregamos aos alunos uma síntese sobre as características do gênero Crônica. Além do texto dessa aula, foram relembrados aspectos analisados na crônica "Arte de ser feliz", de Cecília Meireles, estudada na primeira aula.
Em conjunto, observamos a estrutura, a linguagem, o propósito, a função social, entre outros aspectos sobre o gênero Crônica. A síntese apresentada nessa aula será retomada nos próximos encontros, uma vez que serão trabalhados outros textos desse gênero, antes da produção escrita dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário