quinta-feira, 11 de maio de 2017

Problematizando o tema "arte de rua"

Em nosso último encontro com os terceiros anos, no dia 10 de maio, pela manhã, iniciamos uma discussão a respeito do grafite como expressão artística. Apresentamos o tema aos alunos, questionando suas opiniões sobre essa arte bastante presente nas ruas de nossa cidade. Após um pequeno debate, apresentamos dois textos retirados do jornal Zero Hora que apresentam pontos de vista sobre o assunto. Os links das matérias estão no final desta publicação.
Dividimos as turmas em dois grupos e distribuímos um texto para cada um deles. Escrevemos, também, algumas questões, no quadro, sobre cada texto. A tarefa dos alunos era fazer a leitura do material que receberam e discutir, reunidos, as questões propostas. Após discutirem entre eles, cada grupo apresentou as suas considerações.
Uma das matérias, intitulada Vacina contra a pichação, de Rosane de Oliveira, faz uma comparação entre a atitude do prefeito de São Paulo, que mandou pintar as ruas da cidade para cobrir os grafites e as pichações (sem fazer distinção entre eles) e o prefeito de Bento Gonçalves, que, na opinião da autora, "sabe separar as duas coisas" e estimula a arte do grafite. No outro texto, Arte de rua, Martha Medeiros critica, também, a atitude do prefeito de São Paulo, dizendo que a arte ajuda a diminuir a opressão ocasionada pelo crescimento das cidades. Os alunos tiveram que identificar os fatos nos quais cada matéria se baseava e os pontos de vista das autoras, manifestando ou não sua concordância.
Por fim, distribuímos os textos que os grupos não receberam e fizemos uma leitura em voz alta deles. Mostramos, além disso, uma imagem encontrada na internet (o link também está no final do texto), na qual a pessoa que editou apresenta um ponto de vista diferente do das autoras a respeito da atitude do prefeito de São Paulo. Na imagem, são colocadas duas fotos de um mesmo local; a primeira, com a inscrição "Sem Doria", mostra um muro sujo e pichado; a segunda, "Com Doria", apresenta a mesma parede, porém limpa e bem pintada.
Para finalizar o debate, mostramos o quão convincente foram em suas intenções, tanto as autoras das matérias, quanto o editor da imagem, embora tivessem pontos de vista diferentes. Com isso, atingimos o que pretendíamos: problematizar a questão do grafite e fazer os alunos refletirem sobre o tema, para chegarem às suas próprias conclusões. Na próxima aula, iniciaremos as atividades de escrita de uma crônica com esse tema.

Links:
Vacina contra a pichação: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2017/02/vacina-contra-a-pichacao-9731471.html>.
Arte de rua: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/martha-medeiros/noticia/2017/01/arte-de-rua-9565633.html>.
Imagem: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnN1nz0bkjxGteFFz5ymUF04rf_eUKy29jr-mczktUBHpLrsZ5gvK1PPrfb2FYLBglTRvmcVpiC3akbrsVglmU4D2NxVriTuZA1AGry-orfRTpFxJtT9ez-z3athqEzuwougL9B7PBoLoT/s640/doria.jpg>.

Um comentário:

Unknown disse...

Penso que, com todo o percurso feito, os alunos irão produzir excelentes crônicas! Belo trabalho!!!