Hoje, os terceiros anos da manhã aprofundaram seus conhecimentos sobre a estrutura da dissertação e sobre os operadores argumentativos essenciais para o encadeamento do texto.
Inicialmente, os alunos receberam uma folha com a explicação sobre esses elementos, que foi lida e analisada. Depois, foi apresentada uma redação nota 1000 do ENEM 2016, cujo título era "Superando antigos estigmas", disponível no link: http://g1.globo.com/educacao/noticia/leia-redacoes-nota-mil-do-enem-2016.ghtml.
Nessa redação, foi solicitado que os estudantes verificassem a estrutura, identificando a situação-problema, a discussão e a solução-avaliação, além dos operadores argumentativos usados na construção do texto.
Para que a turma se concentrasse na atividade, ela foi desenvolvida individualmente. Em seguida, a bolsista iniciou a leitura em voz alta da redação, solicitando que os alunos apresentassem suas análises.
A atividade não foi concluída neste dia e será retomada na próxima aula, porém, já demonstrou ser bastante promissora no sentido de auxiliar os estudantes a compreenderem a estrutura da dissertação e verificarem a importância dos elementos de coesão na construção do texto.
Um comentário:
Excelente percurso! Tenho certeza de que será de grande valia para o grupo de alunos que está sendo atingido.
Postar um comentário