sábado, 25 de novembro de 2017

Um pouquinho de Zygmunt Bauman

Iniciamos a aula perguntando aos alunos se eles já tinham ouvido falar no sociólogo Zygmunt Bauman. Como não o conheciam, passamos as principais informações sobre a vida e obras do autor. 

Em seguida, questionamos sobre as principais características do mundo contemporâneo. Indiscutivelmente, temas como as redes sociais e a tecnologia foram abordados. Foi então que entregamos o texto "A filosofia de Zygmunt Bauman, o pensador da modernidade líquida" (disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-filosofia-de-zygmunt-bauman-o-pensador-da-modernidade-liquida/). O texto apresenta, de forma breve, as principais ideias do sociólogo sobre a sociedade pós-moderna: a crítica às transformações sociais ocorridas em virtude do capitalismo globalizado, as relações efêmeras entre as pessoas, o individualismo, o temor ao desemprego, à violência, ao terrorismo, entre outros aspectos. 

Por fim, indagamos aos alunos se eles percebiam esses fenômenos ligados à pós-modernidade no dia a dia, instaurando uma pequena discussão. Também, salientamos que esse texto poderia ser-lhes útil para a elaboração do texto dramático, solicitado na aula anterior, uma vez que os assuntos das duas últimas aulas estão relacionados: a pós-modernidade. 

Nenhum comentário: