Nesta quarta-feira, dia 22 de março, as bolsistas Bruna Frantz, Camila Ferreto e Patrícia Carneiro iniciaram as atividades deste ano do projeto na Escola Mestre Santa Bárbara. Foi um momento bastante produtivo e dinâmico, em que conhecemos as três turmas com as quais desenvolveremos nosso planejamento, sendo todas elas de terceiro ano do Ensino Médio.
Além das apresentações pessoais dos alunos e das bolsistas, nesse primeiro encontro, desenvolvemos atividades que propiciaram debates, promovendo, assim, a interação com o grupo. A proposta nesse dia foi a leitura de um texto reflexivo, que levasse a turma a pensar, a dialogar e a estabelecer relações com sua própria experiência de vida. Para isso, selecionamos a belíssima crônica "Arte de ser feliz", de Cecília Meireles.
Nessa crônica, a narradora expõe suas percepções de mundo a partir do que observa de sua janela. Ela passa por diferentes janelas ao longo da vida e, portanto, por distintos cenários. Todavia, em todos eles, ela vê beleza e se sente muito feliz.
Antes da leitura, perguntamos aos alunos o que eles enxergam da janela de seus quartos, o que pensam e o que sentem ao olhar para o lado de fora. Após essa conversa, apresentamos algumas informações biográficas da autora e solicitamos que eles levantassem hipóteses sobre o assunto do texto, a partir de seu título. As suposições foram registradas no quadro e a turma prosseguiu com a leitura silenciosa, seguida de uma leitura em voz alta.
Após a leitura, foram verificadas dúvidas de vocabulário e retomadas as hipóteses levantadas anteriormente. O texto foi explorado por meio de questões orais de compreensão e de interpretação. Nesse momento, a conversa inicial sobre as janelas dos quartos foi recuperada e os alunos fizeram relações entre o texto e suas experiências pessoais.
No período disponibilizado para cada turma, não foi possível explorar o texto como prevíamos, portanto, ele será retomado no próximo encontro.
Contudo, essa primeira experiência do ano superou as expectativas. Fomos muito bem recebidas pela escola e tivemos uma interação com os alunos já bastante significativa. A proposta de atividades motivadoras ao diálogo e à participação funcionou em todas as turmas, quebrando o gelo da primeira aula.
Um comentário:
Parabéns! Vocês farão a diferença na vida destes alunos!
Postar um comentário